terça-feira, 30 de outubro de 2012

Resenha: Empresas Feitas Para Vencer (Collins)


   Excelente obra, leitura interessante para todos os gestores. Collins, por meio de um intenso trabalho de pesquisa e estatística, percebe padrões repetidos de gerência em empresas que apresentam uma rentabilidade acima do mercado por um longo período de tempo. Com abordagens simples, como o conceito do "porco-espinho" e a liderança nivel 5, Collins vai sabiamente nos situando nas práticas gerenciais observadas nas empresas "vitoriosas", dismitificando muitos modismos gerenciais.

  Trechos interessantes do livro:


   "A expressão nível 5 se refere a uma hierarquia de competências dos executivos em cinco níveis, da qual o nível 5 representa o topo. Os lideres de nível 5 encarnam uma mistura paradoxal de humildade e firme vontade profissional. São ambiciosos, sem dúvida, mas sua ambição é antes de tudo pela empresa, não em proveito próprio."
 "Liderança de nível 5 não é o mesmo que “liderança servil’. Os lideres de nível 5 são fanaticamente movidos e infectados por uma necessidade incurável de gerar resultados contínuos. Estão determinados a fazer o que for preciso para que a empresa se torne excelente, não importa quão importantes ou difíceis sejam as decisões."
"Nenhuma empresa pode aumentar sua receita de forma constante, mais rapidamente do que a sua capacidade de recrutar as pessoas certas em número suficiente para implementar esse crescimento – e ainda se tornar uma empresa excelente. Se a taxa de crescimento de sua receita supera consistentemente sua taxa de desenvolvimento de pessoas, você simplesmente não vai – e na verdade não pode – construir uma empresa que prima pela excelência."
"Aqueles que constroem empresas excelentes sabem que o maior gargalo no crescimento de qualquer grande organização não são os mercados, nem a tecnologia, a concorrência ou os produtos. É um único fator, acima de todos os demais: a habilidade de conseguir e manter as pessoas certas em número suficiente."
"Liderança tem a ver com visão. Mas a liderança tem igualmente a ver com criar um clima em que a verdade prevaleça e se enfrente a realidade nua e crua. Existe uma imensa diferença entre a oportunidade de “ter voz” e a oportunidade de ser ouvido. Os líderes das empresas que trilham o caminho da excelência compreenderam essa distinção e criaram uma cultura em que as pessoas têm uma tremenda oportunidade de ser ouvidas e, em última análise, onde a verdade possa prevalecer."
"O Sucesso empresarial é alimentado pela criatividade, pela imaginação, pelos movimentos ousados em águas inexploradas e por um zelo visionário. À medida que uma empresa cresce e se torna mais complexa, começa a tropeçar em seu próprio sucesso – excesso de gente nova, excesso de novos clientes, excesso de novos pedidos, excesso de produtos. O que antes era muito divertido torna-se um pesado bolo de coisas desorganizadas. Falta de planejamento, falta de contabilidade, falta de sistemas e falta de critérios de contratação geram atrito. E os problemas avultam – com clientes, fluxo de caixa, cronogramas."


Um comentário: