quinta-feira, 18 de outubro de 2012

RESENHA: Warren Buffett e a Analise de Balanços (M. Buffett e David Clark)



    Obra de liguagem simples (até demais) e sem aprofundamentos técnicos. Mais interessante como leitura de espera de embarque do que como estudo. Como ponto de absorção para profissionais da contabilidade, vale a análise do "Intangível" da empresa, quando Buffett explica suas escolhas baseadas na capacidade de geração prolongada de lucros mediante uma vantagem competitiva durável. Na mesma linha de raciocínio, Buffett evita empresas que precisam investir muito em Pesquisa e Desenvolvimento (PeD), pois isto, em sua visão, indica falta de um produto/mercado durável.

      
Momentos de Destaque do Livro:

    Em sua busca por companhias incríveis, Buffett percebeu que os componentes individuais da demonstração do resultado do exercício podiam revelar se a empresa possuía a vantagem competitiva durável de longo prazo geradora da riqueza extraordinária que ele tanto cobiçava. Não apenas se ela ganhara dinheiro, mas que tipo de margens tinha, se precisava gastar muito com pesquisa e desenvolvimento para manter sua vantagem competitiva e se era necessário usar muita alavancagem para ganhar dinheiro.


(...) para ele, a fonte do lucro é sempre mais importante do que o próprio lucro.

O item Pesquisa e Desenvolvimento é muito importante para identificarmos empresas com uma vantagem competitiva durável. O que parece uma vantagem competitiva de longo prazo muitas vezes é uma vantagem conferida à companhia por uma patente ou algum avanço tecnológico, como no caso das empresas farmacêuticas. Mas, em algum momento, a patente vai expirar e a sua vantagem competitiva vai desaparecer.


Se essa vantagem é o resultado de algum avanço tecnológico, sempre há a ameaça de que uma nova tecnologia o substitua.

A empresa que possui uma vantagem competitiva durável, portanto, substitui seu ativo imobilizado á medida que ele vai se desgastando, ao passo que a que não tem uma vantagem competitiva durável tem de substituir seu ativo imobilizado para se manter par a par com a concorrência.


Uma companhia com uma vantagem competitiva durável será capaz de financiar internamente fábricas e equipamentos novos. Mas uma que não tenha essa vantagem será forçada a contrair dívidas para financiar sua necessidade constante de reequipar suas fábricas para se manter em dia com a concorrência.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário